O setor de atuação tradicional do Escritório é a defesa em juízo de pessoas físicas e entidades coletivas. Os profissionais do Studio Gentiloni adquiriram experiência em milhares de processos celebrados perante os Tribunais competentes de toda a Itália, como perante a Corte Suprema di Cassazione, a última instância de julgamento italiana, e cujos objetos abrangiam o inteiro panorama do ordenamento jurídico penal.

Atuamos em numerosíssimas ações penais em matéria de crimes cometidos contra a pessoa, contra o patrimônio, contra o Estado (participando dos mais importantes processos no período do terrorismo interno, representando as vítimas, bem como oficiais de altíssima patente dos serviços de informação), contra a administração da Justiça, contra a ordem pública (sobretudo em relação aos delitos em associação, inclusive caracterizados como crime organizado de matriz mafiosa), de crimes cometidos no contexto profissional e no âmbito da família. Prestamos a nossa assistência a empresas e sujeitos privados por crimes em matéria de planejamento urbanístico e construção civil, no setor do direito penal da informática e das novas tecnologias, da tutela do direito autoral. Contínua também a nossa atuação no âmbito da culpa médica e dos demais profissionais da área da Saúde.

Temos peculiar experiência no setor dos crimes contra a administração pública (quer do ponto de vista dos delitos dos públicos oficiais, quer dos sujeitos privados), por termos atuado em um número muito elevado de processos, em defesa de funcionários públicos e de pessoas jurídicas na qualidade de réus, bem como de empresários e Grupos societários prejudicados por ações de suborno visando a concessão irregular de trabalhos voltados à realização de importantes obras públicas.

Dispomos de experiência altamente específica em questões de direito penal societário, tributário e falimentar, de direito bancário e relativo às sociedades de intermediação imobiliária, bem como nos aspectos relativos à responsabilidade empresarial no quadro da intermediação financeira..

Coube a nós gerir as controvérsias penais de empresas de seguro de alçada global e demos nossa assistência em numerosos processos penais em matéria de segurança no trabalho e em matéria ambiental, representando importante empresas de construção civil, inclusive em casos de responsabilidade administrativa passível de ser enquadrada em atividades delituosas, como regulamenta o Decreto-Lei 231 da República Italiana. Contamos com competência específica e acumulada ao longo de várias décadas no ramo do combate (na esfera penal) à adulteração e falsificação, cenário no qual defendemos algumas das mais importantes multinacionais do setor, em nível mundial. Nossa experiência abrange também a defesa dos jornalistas e do Diretor responsável nas ações por difamação por meio da imprensa

Proporcionamos nossa defesa em procedimentos para a aplicação de medidas de prevenção, pessoais e patrimoniais, inclusive em relação aos direitos de terceiros titulares de direito sobre bens confiscados.

Acompanhamos procedimentos voltados à reparação de detenção injusta, bem como ações em matéria de ressarcimento devido em função da duração excessiva do procedimento penal, nos termos da denominada Lei “Pinto”, do arcabouço jurídico italiano. Atuamos em matéria disciplinar perante os Conselhos da Ordem dos Advogados e o Conselho Nacional Forense, quer no quadro do julgamento de mérito, quer de legitimidade.

Entre nossas mais específicas especializações, contamos ainda com a redação e a discussão de recursos perante a Corte Suprema di Cassazione, a mais alta instância de julgamento na Itália, mesmo sem ter atuado nas fases anteriores de mérito.

Para garantir a elevada especialização da atividade, o Escritório conta com uma rede de profissionais do mais alto gabarito especializados em outros ramos do direito e em disciplinas técnicas contíguas, com os quais, a cada ocasião, são constituídos grupos de trabalho multidisciplinares, no âmbito dos quais as várias figuras se integram e coordenam, com o fito de alcançar o mais alto nível de gestão das questões que abrangem, no âmbito do procedimento penal, setores específicos da legislação ou assuntos técnicos.

Ainda, a controvérsia penal é gerida, quando necessário, em coordenação constante com outros profissionais que se ocupam dos aspectos cíveis, administrativos ou disciplinares paralelos e interligados, em uma perspectiva transversal cujo objetivo final e comum é a solução do problema do sujeito assistido.

Os colaboradores do Escritório e uma densa rede constituída pelos melhores correspondentes locais garantem assistência imediata em todo o território nacional italiano.